ANA REGO

Não poder viver senão uma vida

Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura – CAAA | Guimarães
do 13 de setembro a 27 de outubro de 2019
Curador: Vítor Nieves
Dentro do programa do festival Encontros da Imagem
Galeria Imago Lisboa | Lisboa
15 de Abril a 27 de Maio de 2023
Curador: Vítor Nieves
No âmbito do Ciclo Expositivo Imago – IPCI

Não poder viver senão uma vida, apesar de ter a aparência do «menos é mais» de Van der Rohe, fala-nos de conceitos artísticos antigos (embora plenamente válidos) que são uma constante na filosofia humana: a transitoriedade da vida e a fugacidade do tempo. O tempus fugit barroco mas sem o horror vacui do século XVI.

Talvez esse esvaziamento de elementos visuais na sua imagem tenha que ver com a extrema sensibilidade que a artista tem para nos apresentar uma história de dor, de grande peso emocional, mas (também) de conhecimento científico, que justifica a criação de imagens com uma certa obsessão pela composição e pela harmonia. Assim, vemos claramente como a autora superou o debate de longa data na fotografia que confrontava ética e estética. Em que medida legitimamos imagens que nos falam da dor através da estética? 

Vítor Nieves. (Excerto do texto curatorial)

Não poder viver senão uma vida (No poder vivir más que una vida), a pesar de tener esa apariencia del «menos es más» de Van der Rohe, nos habla de conceptos artísticos antiguos (aunque plenamente vigentes) que son una constante en la filosofía: la transitoriedad de la vida y la fugacidad del tiempo. El tempus fugit barroco pero sin el horror vacui del S. XVI.

Quizás ese vaciado de elementos visuales en su imagen tenga que ver con la extrema sensibilidad que tiene para presentarnos una historia de dolor, de gran peso emotivo pero (también) desde el conocimiento científico, lo que justifica la creación de imágenes con cierta obsesión por la composición y la armonía. Así, vemos claramente cómo la autora ha superado el debate de antaño recurrente en la fotografía por el que se confrontaba la ética y la estética, ¿hasta qué punto licitamos imágenes que nos hablan de dolor a través de la estética?

Vítor Nieves. (Extracto del texto comisarial)

Mais info do Ciclo Expositivo Imago – IPCI: aqui