Alina Zaharia expõe o seu trabalho no Instituto Cultural Romeno de Lisboa

A galeria do ICR, no tradicional bairro da Alfama, acolherá «A Fada do Salgueiro», a primeira exposição individual da artista romena Alina Zaharia, comissariada por Vítor Nieves. A inauguração terá lugar no dia 28 de Julho, às 19h30, e contará com a presença da autora e do curador.

A exposição, organizada em colaboração com o Instituto de Produção Cultural e Imagem, e integrada no programa do IMAGO Lisboa Photo Festival, integra um conjunto de fotografias e projeções de vídeo que convidam a uma reflexão sobre a inocência, a identidade e o contínuo medo de sofrer. A autora enfrenta-o desde a linguagem documental com o intuito de ordenar as suas memórias, reconciliar-se com o passado e aceitar as vulnerabilidades para encontrar as fortalezas. Apesar de ser um trabalho com uma abordagem desde o íntimo, é realizado com uma gramática universal capaz de fazer de espelho a qualquer mulher, independentemente da sociedade em que se cria, pois o patriarcado e a opressão é transversal a qualquer cultura.

Parte das imagens que se podem ver na exposição, foram realizadas pela autora numa viagem à terra natal, na aldeia de Salcia (distrito de Brăila), na Roménia. Aliás, o título da exposição foi inspirado na lenda romena «A rapariga do loureiro» e adaptado como uma metáfora da identidade, sempre à procura de definir a herança espiritual e cultural que a autora traz para o seu domicílio ocidental. A partir dessa viagem imersiva, Alina Zaharia irá perceber como as antigas memórias, mais presentes do que ela achava, continuaram a manifestar-se ao longo da sua vida. Assim, começa uma segunda fase do trabalho no qual, já emigrada em Portugal, começa a relacionar as linhas do presente e do passado num tear terapêutico que procura a compreensão das constantes repetições, do capítulo vivido em loop da Roménia a Portugal.

Durante o período em que a exposição está na galeria do ICR Lisboa, a partir da temática proposta pela artista, serão organizados vários eventos conexos, como um workshop de fotografia, uma mesa redonda com convidados portugueses e visitas guiadas, cujas datas serão anunciadas posteriormente.

A exposição estará patente no ICR, no num. 10 da Rua do Barão de Lisboa até 20 de outubro de 2022 e poderá ser visitada de segunda a quinta-feira entre as 9 e as 17 h.

Deixa unha resposta

O teu enderezo electrónico non se publicará Os campos obrigatorios están marcados con *