Pereira Lopes DO MEU PORTO DE VISTA...

OLEIROS. Castelo de Santa Cruz, do 16 de novembro ao 16 de decembro.
INTERCAMBIO FESTIVAL iNstantes, PORTUGAL.

pereiralopes

O meu bairro

É o Porto ribeiriño, coas súas xentes, que pretendo mostrar. Despois da Sweet d’Ouro (Santa Marinha), dos Plebeus Avinteses, da Casa dos Açores do Norte e Galería Porta 22 (Porto) e da Galería 302 (Porto), é agora a 31 edición do Outono Fotográfico a abrir as súas portas á miña exposición composta por 12 imaxes dunha cidade que adoro e que a fotografía me levou a (re)descubrir.
José Saramago di: «Ao final, o Porto, para verdadeiramente honrar o nome que ten, é, primeiro de todo, este longo regazo aberto para o río, mais que só do río se ve, ou intúe, por estreitas bocas pechadas por muriños, pode o viaxante debruzarse para o aire libre e ter a ilusión de que todo o Porto é a Ribeira».

Pereira Lopes
Porto 1955
Pereira Lopes nasceu no Porto, a 1 de Outubro de 1955. Ao fim de 11 dias, já recuperado do nascimento, foi viver para Avintes. Até hoje.
O interesse pela fotografia começa pelos 16 anos, quando ainda frequentava a Escola Industrial e Comercial de Vila Nova de Gaia e a “Amateur Photographer” era de leitura obrigatória.
Começa a fotografar, de forma sistemática, em 2005. Em 2006, é convidado a participar no livro de fotografia “Olhares”. Em 2007, faz um Curso de Fotografia, no IPJ do Porto.
Em Fevereiro de 2011, fez a sua primeira exposição colectiva, a convite de Victor de Almeida responsável pela Galeria Olhos d`Arte, no Porto.
«Da Luz e do Olhar», foi a sua primeira exposição individual, é um conjunto heterogéneo de 24 trabalhos que desde Setembro de 2011 passou pela Galeria Olhos d`Arte (Porto), Galeria Plebeus Avintenses (V.N. de Gaia), Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira, Museu Municipal de Esposende e agora se apresenta na Biblioteca Municipal de Mangualde.
«Do meu PORTO de vista…», é a segunda exposição individual com imagens das gentes e locais da cidade Invicta, passou pela Sweet Douro (V.N. de Gaia), Galeria Plebeus Avintenses, Casa dos Açores do Norte (Porto) e Galeria Porta 22 (Porto) e agora apresenta-se no 31º Outono Fotográfico.
«Tal como um livro a árvore tem folhas» foi a sua terceira exposição individual. «Imagens escritas», foi o seu quarto projecto individual ao qual associou textos poéticos da escritora Fátima Cardoso.
Participou ainda nas exposições colectivas: «Árvores». «Pintar o Porto», «2º Encontro Luso-Galaico», «Portus Cale» e «Pintar o Porto II».
É editor de dois blogs que tratam de assuntos de fotografia, a saber: http://aluzclara.blogspot.com e http://gravidosilêncio.blogspot.com cuja qualidade já foi referenciada pela revista brasileira Serrote, editada pelo Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro).

Share on FacebookTweet about this on Twitter